Atualizado 19/02/2019

Odair mantém testes e busca encontrar formação ideal para estreia na Libertadores

Treinador do Inter não garantiu a titularidade de D’Alessandro

O técnico Odair Hellmann mudou novamente o esquema do Inter na vitória de 2 a 1 sobre o Caxias nesse domingo no Beira-Rio. O treinador abriu mão do 4-2-3-1 das últimas rodadas do Gauchão e voltou a montar a equipe no 4-1-4-1. O garoto Nonato foi o escolhido para entrar no time formando um tripé no meio-campo com Dourado e Edenilson. Após o jogo, o treinador explicou as alterações para fazer observações e admitiu ainda não ter definido o sistema que irá usar na estreia na Libertadores, em 6 de março.

Odair admitiu ainda que escolheu o esquema para esse domingo baseado na forma do Caxias jogar, com dois homens de frente. O treinador colorado citou que o Talleres, um possível adversário na estreia na Libertadores, joga dessa maneira, indicando que fez um teste para observar a reação da sua equipe a esse tipo de posicionamento. “A ideia do Nonato e do tripé surgiu durante a semana porque observamos o Caxias e o time deles joga com dois atacantes centralizados, com muita posse de bola e sem homens de beirada. A gente precisava de um homem a mais no meio para poder tirar esse jogo do Caxias”, citou Odair, que aprovou a atuação da equipe apesar da dificuldade para confirmar a vitória.

“Foi a primeira vez que enfrentamos dois atacantes por dentro. Só tínhamos enfrentado equipes com um atacante e dois homens abertos. Na Libertadores, o Talleres mostrou uma equipe com dois atacantes por dentro fora de casa. São situações que são experiências importantes para que a gente possa nos próximos jogos agir em diferentes situações”, avaliou.

Diante das perguntas sobre a definição de um esquema, Odair Hellmann deixou claro que pretende variar as formações ao longo da temporada. O treinador afirmou que vai usar o jogo contra o Avenida no próximo domingo e um amistoso que o Inter vai fazer na semana que vem para tirar as últimas dúvidas e definir a equipe para a estreia na Libertadores. “Semana que vem a gente avalia, já tem a situação do Edenilson. Vamos avaliar para montar o time contra o Avenida, no amistoso e aí já tem a estreia na Libertadores”, disse.

"A construção de um grupo de mais jogadores nos permite fazer isso. Semana passada fizemos um bom jogo com o Juventude em outro sistema com o Nico como um meia-atacante. Hoje fizemos essa situação do tripé com o Nonato, que é um meia. Ele participou da fase defensiva, mas também tem qualidade. É bom salientar que tivemos um meia no tripé e não três volantes. Estou fazendo tudo aquilo que a gente planejou, com convicção, clareza e eficiência”, apontou.

D’Alessandro sem titularidade garantida

Dentro dessa variação de esquemas está a participação de Andrés D’Alessandro. Durante a coletiva, Odair Hellmann salientou a importância do camisa 10, mas deixou claro que ele não tem titularidade garantida. O treinador revelou que tem de sete a oito jogadores confirmados como titulares e indicou que D’Ale não está nesse grupo, mas poderá entrar na equipe dependendo da estratégia definida para cada partida.

“A gente tem uma base de sete ou oito jogadores do quarto jogo para cá. A gente vai avaliando circunstâncias de jogo a jogo para essas duas situações que a gente está usando. Vamos avaliar semana a semana cada circunstância para ter bem claro e muita convicção daquilo que vamos usar”, projetou Odair, que reforçou a importância de D’Alessandro mesmo quando não está entre os 11 titulares.

“Ele não está usando a faixa, mas continua sendo um dos capitães. Ele vai nos ajudar muito quando tiver a oportunidade de jogar porque ainda corre e joga muito. Quando não jogar ele também vai ajudar porque é um cara de grupo. Ele eleva muito o grupo e assim que vai continuar sendo”, garantiu.

O Inter estreia na Libertadores fora de casa, no dia 6 de março, diante do time que vencer a disputa na fase preliminar entre Talleres e Palestino. Até lá, o Colorado terá apenas um jogo pelo Gauchão, no próximo domingo, diante do Avenida em Santa Cruz do Sul. Por conta disso, o clube fará um amistoso na semana que vem para Odair Hellmann fazer os últimos ajustes visando à estreia na competição continental.

Fonte: Correio do Povo
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções